vmware

Convertendo máquina virtual VMWare para Virtual Box

Me deparei recentemente com a necessidade de migrar uma máquina virtual instalada no VMWare para uma instalação do Virtual Box. Elaborei esse procedimento e estou compartilhando:

1 – Desligue sua máquina virtual no Vmware Player .  Para que o processo seja bem sucedido, ela precisa estar desligada.

2 – Usando o terminal, vá até a pasta de instalação do VMWare player. Lá deve ter uma pasta chamada “OVFT”. Esse utilitário permite a conversão para o formato de intercâmbio entre soluções de virtualização.  ( Caso não tenha, abaixo tem um link onde pode-se baixar esse utilitário )

Ainda no terminal, execute o comando abaixo:

{diretorio de instalação do vmware player}\OVFTool\ovftool “{caminho para sua maquina virtual}” “{caminho para a máquina exportada}”

Esse processo leva algum tempo e depende diretamente do tamanho da máquina virtual existente.  É possível acompanhar o andamento da conversão e ao término uma mensagem de finalização é apresentada.

3 – Agora temos o arquivo exportado e compatível com outras soluções de virtualização. Para importar no Virtual Box, basta abrir o painel da Virtual box e escolher no menu importar appliance, escolhendo o arquivo .ova gerado no processo de export.

Uma nova máquina será criada no Virtual Box, usando os dados exportados pelo VMWare.

4 – Se tudo deu certo, a máquina estará pronta para uso. 😉

Funcionou ?

Para saber mais: http://www.vmware.com/resources/techresources/1013

6 comentários sobre “Convertendo máquina virtual VMWare para Virtual Box”

  1. diz que sintaxe está errada. Única coisa que deve ter são as aspas “de” e “para” onde vai o arquivo, certo?

Deixe uma resposta