corrida

Movimente-se e seja produtivo

Quando se trabalha a frente de um computador é passar horas com pouco movimento do corpo pode virar rotina, essa ausência de movimentação forma pontos de tensão e sobrecarrega músculos, ossos e tendões. Como se não bastasse isso, os movimentos repetitivos relacionados a atividade de digitação podem ocasionar lesões por esforço repetitivo (LER) ou mesmo acumular tensões no pescoço, ombros, punhos e outras partes do corpo, impactando diretamente na vida e nos seus resultados.

Para evitar esse risco, movimentar-se e criar uma rotina de pausas frequentes é muito importante. Mas será que adicionar pausas a uma atividade tão intensa não prejudica a produtividade ? Como se manter produtivo e ainda se movimentar durante o dia de trabalho ? Criar uma cultura de se movimentar pode ser muito difícil para algumas pessoas. Também foi bem difícil pra mim. Descobri que estava detonando a minha saúde quando percebi que bebia pouca água. Certo dia me dei conta que fui beber meu primeiro copo de água do dia quando ja passava das 20:00 h.

Uma forma de se convencer é que quando nos movimentamos mais, irrigamos melhor o cérebro. Com a cabeça trabalhando melhor, pensamos melhor! Sabe aquele bug que esta a horas tentando resolver ou aquele trecho que código que não saia ? A resposta pode ficar mais clara quando se movimentar. Esse também é um exercício interessante, pois voltamos a olhar o problema com uma visão quase limpa.

Algumas dicas que sigo e que estão funcionando bem comigo:

Beba água 

Use seu smartphone como seu aliado, coloque um alarme que lembre de beber água: Beba muita água, ela é um aliada da sua saúde, Influenciando até mesmo na absorção de impactos da sua coluna ( algo relacionado aos discos que separam os ossos ). Além disso, você terá que ir abastecer sua garrafa. Aproveite para se movimentar e conversar com seus colegas de trabalho.

Movimente-se

Se possível programe alarmes ou use um desses apps que monitoram o quanto caminhou durante o dia.  Monitores como Up da Jawbone, Fitbit ou mesmo os aplicativos para contagem de  passos do iPhone podem ser grandes aliados.

Respire melhor

A respiração é parte importante do processo de oxigenação do sangue e do cérebro.

Durma bem

Pode parecer besteira, mas uma noite de sono bem dormida ajuda a melhorar a saúde e aumenta a disposição para os desafios da vida.

 

 

 

Deixe uma resposta