Raspberry PI 0 W – Primeiras impressões

A chegada

Acabei de adquirir o meu Raspberry PI Zero W. O hardware é mais simples que o Raspberry Pi 3 que vinha usando, mas como o objetivo agora é usar como dispositivo mais modesto e mais barato, o dispositivo atende bem aos requisitos. Além de toda a versatilidade do Raspberry, o preço é bem melhor e o tamanho reduzido.

As especificações do Raspberry PI Zero W, são as as mesmas do Raspberry PI Zero, porém adicionada a capacidade de Wireless LAN e Bluetooth. Ou seja, para levar conectividade não será mais necessária a utilização de dongles e outros dispositivos externos. Essa sem dúvida é uma grande aquisição, tendo em vista o valor de 10 dólares do dispositivo.

O que vem por aí ?

O plano é customizar uma imagem específica para uso no Raspberry Pi com recursos otimizados em um Micro SD de 16 GB. Essa imagem conterá acesso wireless e o VNC Server habilitado ( Inclusive para recuperação de acesso ). Evitando o uso de um monitor externo para acesso a interface gráfica. Essa mesma imagem possui também acesso SSH para aqueles que tem domínio no acesso pela console.

Inicialmente apenas o suporte ao Python será liberado para desenvolvimento, pois essa é a base da plataforma que estou trabalhando. Em breve, teremos mais detalhes.

Deixe uma resposta