Recuperando/Reinstalando o Mac OS Mavericks do zero

Nesse post vamos tratar como reinstalar o Mac OS Mavericks do zero. A Apple distribui o Mavericks preferencialmente em sua loja online. E é difícil encontrar o sistema operacional em DVD. Como proceder a reinstalação então?

Para realizar a instalação do zero, você precisará:

1 – Um Pen drive de 2GB ou mais;

2 – Aplicativo da Apple chamado Recovery Disk Assistant.

Execute o aplicativo e siga as instruções para criação do USB loader no pen drive.

Criando Pen drive de recuperação no Mac
Criando Pen drive de recuperação no Mac

 

Após realizada a instalação no pen drive, realize o restart do Mac mantendo pressionada a tecla “option”. Esse procedimento, fará com  que o boot ocorra em modo de manutenção e um prompt será apresentado para escolha de qual sistema deverá ser carregado, escolha o disco criado no pen drive que deverá ter o nome Recovery e a versão do sistema. No caso do Mavericks (10.9). Esse procedimento também funciona com versões anteriores.

Mac OS boot loader com tecla Option
Mac OS boot loader com tecla Option

Será carregado um aplicativo com funcionalidades de manutenção de disco entre outros, com a tela semelhante a imagem abaixo:

 

Mac OS Utilities no pen drive carregado
Mac OS Utilities no pen drive carregado

Daqui em diante, basta escolher a opção que melhor se encaixe na sua necessidade. No meu caso, optei por reinstalar do zero, uma vez que minha máquina estava sendo atualizada a cada versão nova e esse tipo de atualização tende a deixar arquivos e configurações perdidas ou incorretas. Como todo os meus arquivos são armazenados em serviços na nuvem, a migração foi tranquila. O iCloud se encarregou de restabelecer minhas senhas, favoritos, contatos e tudo mais.

Resumindo, a máquina ficou com o mesmo conteúdo e mais rápida. Uma instalação da versão 10.9.3 em um Hard disk novo de maior capacidade, trouxe melhor performance, principalmente quando usando o Xcode e o Safari.

 

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.